A cidade de Maracaju, localizada a 160 quilômetros de Campo Grande (MS), será palco de um dos eventos mais tradicionais do estado: a 29ª edição da Festa da Linguiça, que acontece de 2 a 4 de maio, no Rotary Club do município. A celebração integra a Rota MS Gastronômica e promete atrair milhares de visitantes com uma programação rica em cultura, música, gastronomia e solidariedade.
Com início nesta sexta-feira (2), o evento será aberto com show do cantor Henrique Souza, animando o público logo na primeira noite. No sábado (3), a cantora Vivi Ajala assume o palco principal com uma apresentação especial. Já para o público infantil, a diversão estará garantida durante todos os dias com as apresentações do grupo Batucando Histórias e brinquedos infláveis disponíveis no sábado e no domingo.

Ainda no sábado, às 15h, e no domingo, às 14h, a coreografia Blitz, sob direção de Pamela Neitzke, trará dança e movimento à festa. A programação também contempla o fomento à cultura regional com a presença da Casa do Artesão itinerante, que levará ao público o melhor do artesanato sul-mato-grossense.
Um dos destaques será a Demonstração de Modelagem em Argila dos Bichos do Pantanal, realizada pelo Mestre-Artesão Rodrigo Avalhães, das 16h às 20h nos três dias do evento, no estande da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Tradição que atravessa fronteiras
Criada em 1994 pelo Rotary Club de Maracaju, a Festa da Linguiça nasceu com o objetivo de valorizar a iguaria mais famosa da cidade e, desde então, transformou-se em um dos maiores eventos turísticos do estado. Além de enaltecer a linguiça artesanal feita com cortes nobres de carne, a festa também reúne atrações musicais, exposições de veículos e implementos agrícolas, parque de diversões e gastronomia típica.
Mais do que entretenimento, a festa tem um forte cunho social. O lucro é revertido para entidades assistenciais que atuam em prol da comunidade, como hospitais, APAEs, casas de amparo e instituições de apoio a idosos, crianças e cadeirantes.
Gastronomia que é orgulho regional
A linguiça de Maracaju, cujo preparo tem raízes em famílias do Triângulo Mineiro, é hoje um símbolo gastronômico do Mato Grosso do Sul. Em cada edição da festa, são produzidas cerca de 20 toneladas do produto, que é consumido durante o evento e também vendido in natura. Cerca de 30 mil pessoas participam da celebração a cada ano.
Com o apoio da Rota MS Gastronômica, que visa destacar as festas tradicionais dos municípios sul-mato-grossenses, a Festa da Linguiça ganha visibilidade em diversas plataformas, reforçando a vocação cultural e turística de Maracaju.